Fukushima foi "submersa" por onda de 21 metros
Um grupo de especialistas da Universidade de Tóquio estabeleceu que a zona de Fukushima foi atingida a 11 de março de 2011 por uma onda de 21 metros, e não de dez metros como até agora se julgava.
Os especialistas estudaram o impacto da onda em 28 pontos distintos, todos eles no interior da zona de exclusão, a uns 40 quilómetros da costa.
Assim, concluíram que a onda chegou aos 21,1 metros de altura na cidade de Tomioka enquanto nos arredores da central de Fukushima-1 atingiu os dez metros.
O responsável pelo estudo, professor Shinji Sato, referiu que estes dados exigem a continuação da investigação para determinar como é que as ondas atingiram aquela altura e quais as medidas de segurança mais eficazes.
Até agora, e em resultado de anteriores estudos, todos eles realizados fora de exclusão, pensava-se que as ondas do tsunami não tinham ultrapassado os dez metros de altura.
A 11 de março de 2011, um terramoto, seguido de um maremoto, atingiu a costa leste do Japão, causando um acidente na central de Fukushima e uma importante crise humanitária.